Mato Grosso, S�bado, 04 de Maio de 2024     
Novo Portal
1º Seminário UFSCar x Unemat de Capacitação de Doutorado reúne pesquisadores em Cáceres
1º Seminário UFSCar x Unemat de Capacitação de Doutorado reúne pesquisadores em Cáceres
30/07/2007 14:07:59
por Coordenadoria de Comunicação Social
Tem início Seminário de Capacitação de Doutorado UFSCar e Unemat
Tem início Seminário de Capacitação de Doutorado UFSCar e Unemat

Discutir e avaliar, sob diferentes perspectivas institucionais, o andamento do convênio firmado entre Universidade Federal de São Carlos, Universidade do Estado de Mato Grosso e Fapemat são os principais objetivos do 1º Seminário do Convênio UFSCar X Unemat para capacitação do Doutorado 2007. O evento teve início hoje (30.07) pela manhã e segue até o dia 3 de agosto, no Auditório do EMAJ, em Cáceres.

A abertura ocorreu às 9h00, com a presença dos diferentes atores envolvidos no convênio: representantes das duas instituições de pesquisa, agência de fomento, doutorandos do programa e interessados. O Reitor da Unemat, Taisir Karim, afirmou que as parcerias são fundamentais para a consolidação da Universidade. “Há um ano, 80% do nosso quadro era de professores contratados. Hoje, essa proporção inverteu: 80% são efetivos. Com os novos profissionais, temos outras perspectivas e demandas”. A cooperação Unemat/UFSCar/Fapemat possibilitou a oferta de 25 vagas em Doutorado em Ecologia, com início em 2006.

O Professor Dr. José Eduardo dos Santos, responsável junto à UFSCar, afirmou que o Seminário tem como meta traçar um diagnóstico do desenvolvimento acadêmico, do andamento das pesquisas, além de cobrar prazos. “As instituições se uniram para capacitar recursos humanos e desenvolver ciência e tecnologia em Mato Grosso. Foram apresentados projetos atendendo ao contexto regional, na perspectiva de tornar melhor o Estado e a Universidade”.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Carolina Joana da Silva, afirmou que este não é um programa isolado, mas uma iniciativa da Instituição para qualificar o corpo docente e, nesse sentido, o apoio da Fapemat é fundamental. “Pedimos que a Fundação olhe de maneira diferenciada para as instituições de ensino públicas e privadas. Nós temos a função essencial de qualificar este País”. Por outro lado, o Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso, Antonio Carlos Camacho, disse que apesar dos problemas, os cursos interinstitucionais continuam acontecendo.

Na parte da tarde e nos dias subseqüentes haverá apresentações orais de projetos das pesquisas em desenvolvimento pelos doutorandos envolvidos no convênio de capacitação, sendo reservados 20 minutos para cada. “Vamos discutir cada projeto, estabelecer metas e os resultados esperados já para o final deste ano”, explicou o professor José Eduardo.

Outras informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), pelo telefone (65) 3221-0017.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24678 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada